Revista GeoAmazônia


A GEOAMAZÔNIA é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará, que tem por objetivo divulgar matérias concernentes aos estudos e reflexões no campo da Geografia e de áreas afins. Nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, notas de pesquisa e resenhas, de todos os que se interessam e participam do conhecimento propiciado pela ciência.

Notícias

 

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS - EDIÇÃO ESPECIAL

 

DOSSIÊ: TERRITÓRIO, GESTÃO DE RISCOS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Desde a perspectiva da economia e dos negócios, a gestão de riscos se tornou um conceito usual e motivo para a preocupação de governos e agências internacionais. A assertiva de que vivemos em uma sociedade de riscos não é novidade, pois as preocupações sobre o tema remontam o século XX. A proposta desse dossiê, no entanto, é elencar publicações que discutam os riscos a partir de uma ou mais dimensões sociais de análise do território, buscando dialogar com as políticas públicas e os instrumentos de ordenamento territorial. Compõe esta temática os trabalhos que abordem os riscos ambientais (desastres geodinâmicos, climáticos e meteorológicos, aplicação de técnicas, mapeamentos e metodologias para a prevenção de desastres, análises integradas de paisagens susceptíveis a erosão e riscos em áreas urbanas e rurais etc.), riscos sociais (habitação, ocupações irregulares em áreas urbanas, doenças e riscos à saúde, terrorismo, (in)segurança alimentar e outros riscos oriundos de processos sociais resultantes da segregação, insegurança urbana, reprodução da desigualdade e concentração da riqueza) e riscos de estratégias políticas e de desenvolvimento, oriundos de ações dos governos em diferentes escalas. Outros riscos, locais ou globais, analisados à luz dos conceitos geográficos, bem como sobre abordagens teóricas, serão apreciados para avaliação neste dossiê.

Prazo para envio dos manuscritos: até 30 de junho de 2017.

Organizadores do dossiê: Prof. Luciano Rocha da Penha (UFMA/Campus de Grajaú); Prof. Marcos Nicolau Santos da Silva (UFMA/Campus de Grajaú).

 
Publicado: 2017-04-11
 
Outras notícias...

v. 4, n. 08 (2016): Revista GeoAmazônia


Capa da revista