TRADUZINDO O ESPAÇO NAS ILHAS DE ANANINDEUA A PARTIR DA PAISAGEM E LUGAR / TRANSLATING THE SPACE IN THE ISLANDS OF ANANINDEUA FROM THE LANDSCAPE AND PLACE

Francisco Perpétuo Santos Diniz

Resumo


Utilizamos o sistema conceitual espaço, paisagem e lugar definido nas diversas obras do geógrafo Milton Santos para analisarmos, traduzirmos e interpretarmos as relações socioespaciais que ocorrem nas ilhas de Ananindeua-Pará. O sistema conceitual selecionado permite-nos traduzir processos que ocorrem no interior da Amazônia, em comunidades extrativistas, ribeirinhas e próximas a Região metropolitana de Belém que sofrem pressões da ordem globalizada, mas resistem pelo lugar e paisagem, ratificando o cotidiano e tradições. Temos o entendimento de que nenhuma teoria dá conta de explicar totalmente a realidade, mas o sistema conceitual adotado permite-nos entender, a partir dos fundamentos do Materialismo Dialético, tais como, as  relações que envolvem as partes e o todo, o visível e o invisível e os processos de afirmação e negação, como  a dinâmica socioespacial em espaços singulares da Amazônia, estão intimamente relacionadas não podendo ser compreendidas sem a associação das variáveis locais e globais.

Palavras-Chave: Espaço; paisagem; lugar; produção local, dialética.


Texto completo:

PDF

Referências


LEFEBRVE, Hnri. A Vida Cotidiana no Mundo Moderno. São Paulo, 1991. Editora Ática.

SANTOS, Milton. Da Totalidade ao Lugar. 1ª Ed. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

____________.Metamorfose do espaço Habitado: Fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 7ª Ed. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

____________.O retorno do Território. In: Território, globalização e fragmentação. 4ª ed. São Paulo. Ed. HUCITEC, 1998.

____________. O espaço Cidadão. 7ª Ed. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

____________.Pensando o Espaço do Homem. São Paulo: Editora da Cidade de São Paulo, 2012. Coleção Milton Santos.

__________. Milton. Por uma Geografia Nova. 6ª Ed. São Paulo. Editora da universidade de São Paulo, 2012 – Coleção Milton Santos – 2).

____________. Técnica, Espaço Tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. 3ª Ed. São Paulo. Ed. Hucitec, 1997.

____________. Técnica, Espaço, Tempo: globalização e meio técnico, científico e informacional. 5ª Ed. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org