FECHAMENTOS URBANOS: MORADIA, CONSUMO E IMOBILIÁRIO NA METRÓPOLE BELEMENSE / URBAN CLOSINGS: HOUSING, CONSUMPTION AND REAL ESTATE IN THE METROPOLIS OF BELÉM

Luiz Augusto Soares Mendes

Resumo


O artigo consiste em uma pesquisa que revela o fechamento da fronteira urbano-imobiliária em Belém do Pará, demonstrando como a porção centro-norte da cidade, ao longo da Avenida Augusto Montenegro, tornou-se destino apenas de empresas imobiliárias de médio e grande porte. Busca-se mostrar as ações do capital imobiliário fechado, que se reproduz ao longo da referida via com vários produtos imobiliários, impossibilitando outros níveis de agentes investidores de atuarem. O resultado é o fechamento da expansão urbana para segmentos de baixo poder aquisitivo, os investidores autônomos e individuais, mas também para o pequeno empresário local, proprietário de comércios e serviços. Portanto, a porção norte de Belém deve ser identificada como o último espaço à incorporação do capital no núcleo da Região Metropolitana de Belém.


Texto completo:

PDF

Referências


CALDEIRA, T. P. R. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Edusp, 2000.

CARLOS, A. F. C. A Metrópole de São Paulo no contexto da urbanização contemporânea. Revista Estudos Avançados. nº 23, 2009. p. 303-314.

DIJK, A. I. N. V.; FIGUEIREDO, L. A. A ação do capital imobiliário na produção de habitação popular: Estudo na área de expansão de Belém. Belém: NAEA (Monografia de Especialização), 1997.

FIX, M. A. B. Financeirização e transformações recentes no circuito imobiliário no Brasil. Capinas: Tese (Doutorado em Economia), UNICAMP/ Instituto de Economia, 2011.

LAVINAS, L.; RIBEIRO, L. C. Q. Terra e capital na urbanização do campo e da cidade. In: PIQUET, R.; RIBEIRO, A. C. T. (Orgs.) Brasil, território da desigualdade: descaminhos da modernização. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. p. 69-84.

LIMA, J. J. F.. Conjuntos Habitacionais e condomínios de luxo. Revista Arquitextos (São Paulo), Internet, p. 1-15, 2002.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. - livro I. 27 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

MENDES, L. A. S. Espaços elitizados de moradia e consumo: a reestruturação da Avenida Augusto Montenegro no quadro das centralidades da Região Metropolitana de Belém. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

MIRANDA, C. S. As fortalezas, arquitetura da fantasia: imagens dos condomínios exclusivos de Belém. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2000.

_______. A urbanização metropolitana estendida: aspectos da produção do espaço de Belém e de sua região. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM. Mensagem do Prefeito à Câmara dos Vereadores no ano de 1999. Belém, 1999.

______. Lei Ordinária Municipal n.º 8080. 17 de julho de 2001.

SALGUEIRO, T. B.; CACHINHO, H. As relações cidade-comércio: dinâmicas de evolução modelos interpretativos. In: CARRERAS, C.; PACHECO, S. M. M. (Orgs.) Cidade e comércio: a rua comercial na perspectiva internacional. Rio de Janeiro: Armazém das Letras, 2009. p. 9-40.

TOURINHO, H. L. Z. Outorga onerosa do direito de construir: a experiência de Belém. Revista Magister de Direito Imobiliário, Registral, Urbanístico e Ambiental (Cessou em 2005. Cont. ISSN 2175-1994 Revista Magister de Direito Ambienta, v. 22, p. 74-87, 2009.

TRINDADE JR., S.-C. C. Produção do espaço e diversidade do uso do solo em área de baixada saneada – Belém (PA). Dissertação (Mestrado em planejamento do desenvolvimento), NAEA/UFPA, Belém , 1993.

______. A cidade dispersa: os novos espaços de assentamento em Belém e a reestruturação metropolitana. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – FFLCH/USP, São Paulo, 1998.

VENTURA NETO, R. S. Circuito imobiliário e a cidade: Coalizões urbanas e dinâmicas de acumulação do capital no espaço intraurbano de Belém. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – ITEC/PPGAU/UFPA, Belém, 2012.

VILLAÇA, F. O espaço intra-urbano no Brasil. Rio de Janeiro: Studio Nobel/ Faperj, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org